Ligamentos do Joelho – LCA, LCP, LCM e LCL

LIGAMENTOS DO JOELHO?

Nosso joelho possui diversos ligamentos que servem para conectar as estruturas ósseas entre si e da estabilidade ao movimento articular. Vamos nos deter apenas aos principais que são: LCA (ligamento cruzado anterior), LCP (ligamento cruzado posterior), LCM (ligamento colateral medial) e LCL (ligamento colateral lateral). Cada qual tem sua peculiaridade e importância. Neste texto daremos apenas uma visão resumida, já que cada ligamento será destacado durante as próximas semanas.

LCA – LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O ligamento cruzado anterior é o mais “famoso” da turma. É o mais estudado e o mais operado. Ele se localiza na região central do joelho, um pouco à frente do LCP e cruzando com ele (na visão lateral, eles fazem um X entre si).

Sua função principal é impedir o deslocamento da tíbia (osso da perna) para frente e a rotação da tíbia em relação ao fêmur. Geralmente, é lesionado durante movimentos torcionais onde o joelho lesionado está sendo o apoio do peso corporal.

Como tem um baixo potencial de cicatrização, quando ele é rompido comumente necessita cirurgia (desde que o paciente preencha os critérios para submeter-se a este procedimento).

LCP – LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR

O ligamento cruzado posterior é mais robusto que o LCA e sua lesão é bem menos comum (geralmente quando acontece é uma lesão parcial). Ele também se localiza na região central do joelho, embora mais atrás que o LCA, ligando a tíbia ao fêmur.

Sua principal função é impedir o deslocamento da tíbia para trás em relação ao fêmur e tem também função de impedir movimento rotacional. Tem duas formas clássicas de lesão: uma delas é o impacto direto na frente da tíbia forçando o joelho bruscamente para trás (ex: queda com impacto no solo devido atividade esportiva ou queda de moto; ou colisão contra o painel do automóvel) e a outra forma seria uma hiperextensão forçada (quando o joelho tende a dobrar para o lado oposto).

Como é um ligamento com ótimo potencial de cicatrização, geralmente seu tratamento é não cirúrgico, salvo alguns casos.

LCM – LIGAMENTO CRUZADO MEDIAL

O ligamento colateral medial localiza-se na região medial (interna) do joelho e costuma ser lesionado por movimentos em valgo do joelho (quando o joelho literalmente tende a se angular para dentro) podendo ser por um trauma na região lateral (externa) do joelho ou uma aterrissagem desajeitada após um salto.

A maioria das lesões são parciais e mesmo a lesão total costuma cicatrizar sem necessidade de cirurgia.

LCL – LIGAMENTO CRUZADO LATERAL

O ligamento colateral lateral localiza-se na região lateral (externa) do joelho e costuma ser lesionado por movimentos em varo do joelho (quando o joelho literalmente tende a se angular para fora) podendo ser por um trauma na região medial (interna) do joelho ou uma aterrissagem desajeitada após um salto.

Este ligamento, embora bem menos robusto que o LCM, costuma ser lesionado bem menos comumente. Ao contrário do LCM, o LCL não apresenta boa de cicatrização e tende a ser tratado de maneira cirúrgica.

Deixar um comentário