Síndrome do Estresse Tibial Medial

O QUE SIGNIFICA?

A Síndrome do Estresse Tibial Medial (ou canelite) é a inflamação seguida de dor na região interna da tíbia (osso da perna).

O QUE CAUSA?

Comumente, o excesso de atividade física de impacto causa essa patologia, principalmente, atividades de corrida e salto. Alguns fatores podem contribuir para a ocorrência desta síndrome, tais como mudança para solo mais duro, aumento no tempo ou intensidade das atividades de corrida, alteração na forma dos pés (ex: pés plano valgos, pés cavo varos), alteração de ângulo no membro inferior (genuvaro ou perna arqueada em alicate), calçado inapropriado, sobrepeso, encurtamentos musculares dentre outros.

COMO IDENTIFICAR?

A história clínica facilmente diagnostica o problema já que descreve e localiza a dor. Em caso de dúvida, a ressonância nuclear magnética esclarece o problema.

QUAIS OS SINTOMAS?

Uma dor profunda associada ao impacto ao solo após os primeiros quilômetros da corrida. Há bastante sensibilidade à pressão na parte interna da perna.

COMO TRATAR?

Uma vez presente, a síndrome deve ser tratada. O afastamento da atividade física que a causou, é a primeira providência a ser tomada. Inicia-se tratamento com analgésicos / anti-inflamatório, gelo e fisioterapia nos casos mais dolorosos. Nos casos iniciais, apenas uma redução na atividade física já é o suficiente. Não se deve insistir quando a dor estiver presente pois esta patologia pode evoluir para uma fratura de estresse.

COMO PREVENIR?

Realizar atividade física de forma supervisionada, respeitando os limites e aumentando o ritmo e intensidade gradualmente. Importante tratar os encurtamentos musculares e mau alinhamento dos pés ou membro como um todo.

Leave a reply