LESÃO MUSCULAR – ESPECIAL COPA DO MUNDO

LESÃO MUSCULAR EM ATLETAS

Dr Felipe Brasil é ortopedista e especialista em cirurgia do joelho em Fortaleza / Ceará. Os músculos são estruturas bastante requisitadas no atleta. Sendo assim, a lesão muscular em atletas costuma acompanhar a carreira de diversos profissionais já que seus limites físicos são sempre colocados em cheque.

Basicamente, dividimos as lesões musculares em três graus: grau 1, grau 2 e grau 3. Na lesão grau 1, apenas algumas fibras são acometidas e o atleta fica em médica 2 semanas afastado de suas atividades do futebol. No grau 2, há uma maior quantidade de fibras acometidas, a dor e a incapacidade são maiores. O tratamento dura em médica 4 semanas. Na lesão grau 3, há uma lesão completa da estrutura muscular ou tendínea, onde o músculo perde sua ação que é a de movimentar uma articulação já que não há mais continuidade.

O tratamento basicamente consiste em induzir o repouso da musculatura lesionada, aplicação de gêlo, elevação, medicação analgésica ou anti-inflamatória e fisioterapia. Após uma primeira fase de proteção, inicia-se o fortalecimento e a transição (que seria retirar o atleta do departamento médico e colocar para treinar seu esporte.

Alguns músculos são mais susceptíveis a lesão muscular e o tempo de recuperação pode variar não só entre o grau da lesão mas a localização anatômica daquele músculo. Daí a importância de após o diagnóstico, recorrer a um fisioterapêuta experiente e jamais esquecer que a prevenção da lesão é o melhor remédio.

Deixar um comentário