Derrame Articular

O QUE SIGNIFICA?

É o aumento na quantidade de líquido na articulação do joelho, podendo ser líquido amarelado e bastante viscoso, líquido claro e fino, sanguinolento, purulento (com presença de pus), etc.

O QUE CAUSA?

Apresenta as mais diversas causas: líquido sanguinolenta (após traumas e rupturas de estrutura internas do joelho, alterações na coagulação sanguínea), pus (decorrente de infecção na articulação), líquido claro ou amarelado (decorrente de problemas na cartilagem, sinovite, doenças reumatológicas, esforços ou mesmo após um procedimento cirúrgico), dentre outras.

COMO IDENTIFICAR?

O joelho se apresenta com bastante inchaço e pelo simples exame físico o médico pode identificar. A ultrassonografia facilmente identifica a presença ou ausência de derrame. A ressonância identifica até pequenas quantidades, além de identificar a provável causa.

QUAIS SINTOMAS?

Joelho com aumento de seu volume normal, sensação de “água no joelho” algumas vezes podendo ser sentida ao movimentar o joelho ou incômodo ao flexionar bastante, dando sensação que o joelho está cheio e pesado.

COMO TRATAR?

Mais importante que realizar a punção (retirar a “água do joelho” com uma seringa e agulha), é descobrir a causa já que o derrame nada mais é que a consequência de algum distúrbio.

COMO PREVENIR?

Tratando a origem do problema pois se a doença da articulação está controlada, não haverá derrame.

Leave a reply