Tendinite Patelar

O QUE SIGNIFICA?

É o processo inflamatório do tendão (ou ligamento) patelar. Tendão localizado na região anterior (frente) do joelho, unindo a patela à tíbia.

O QUE CAUSA?

A inflamação nesta região decorre geralmente de alguma sobrecarga, tanto do paciente sedentário com sobrepeso aliado à fraqueza muscular, quanto do paciente atleta que extrapolou a capacidade desses tendões. Portanto, um desequilíbrio entre a carga que o tendão pode suportar e as forças que realmente são colocadas neles é o que causa a inflamação. Pacientes que se utilizam do movimento repetitivo, posturas viciosas ou que têm alterações nos membros como mau alinhamento, rotação e encurtamento muscular possuem forte tendência a desenvolver este quadro.

COMO IDENTIFICAR?

O tendão é bem superficial na pele e pode facilmente ser palpável bem na frente do joelho. A simples pressão do dedo contra o tendão já costuma causar dor moderada a intensa no local. Atividades de correr, saltar ou utilizar escadas são bastante dificultosas de serem realizadas. Na maioria das vezes, os exames de imagem não identificam a inflamação, o diagnóstico é principalmente clínico.

QUAIS SINTOMAS?

A dor pode ser desde um pequeno desconforto a uma dor incapacitante que impede até o paciente de ficar em pé por algum período. Atividades que envolvam força, impacto ou repetição de movimentos são bastante dolorosas.

COMO TRATAR?

Como na maioria das tendinites, sempre iniciamos com repouso (afastamento das atividades), analgésicos / antiinflamatórios e fisioterapia. Nos casos sem melhora ou em casos recorrentes podemos utilizar órtese específica.

COMO PREVENIR?

Para os indivíduos inativos e com sobrepeso, a saída da zona de conforto para que seja iniciada alguma atividade física e perda de peso é o passo inicial. Para os indivíduos com encurtamento ou fraqueza muscular, o trabalho de alongamento e fortalecimento é fundamental. Para os praticantes de atividades mais extenuantes, o segredo é sempre progredir a intensidade da atividade de forma cautelosa e supervisionada.

Leave a reply